RECUPERAR DO PARTO
EM AMBIENTE CULTURAL
E INFORMAL

PROGRAMA PÓS-PARTO NOS MUSEUS

sinopse
Programa 
que associa a recuperação do parto a uma experiência cultural e interactiva exclusiva para mães e bebés em licença de paternidade. As sessões (com dinâmicas próprias) são em grupo e decorrem em ambiente confortável e descontraído. Englobam momentos de revelação do património e de histórias que o museu encerra e alguns exercícios e recomendações adequados à recuperação da mãe, cuidados com o bebé e família em geral (sem esquecer o pai).
Decorrerá durante a semana e cada sessão terá a duração de aproximadamente 2 horas.
Desenhado por ©Graça Lucena Physiotherapy, foi desenvolvido em colaboração com os serviços educativos dos museus aderentes.

O Programa PÓS-PARTO nos Museus foi lançado a 6 de Fevereiro de 2019, com o apoio do Museu de Lisboa.
Após o sucesso alcançado com as edições anteriores no Museu de Lisboa, voltaremos com a 5a temporada, a 29 Setembro de 2021.

INSCRIÇÕES
Reserva obrigatória através do preenchimento do Formulário de Inscrição.
Limite de 10 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição.

As restantes inscrições serão colocadas em lista de espera e a sua participação condicionada a desistências ou à realização de evento extra.
As sessões funcionam autonomamente. Poderá inscrever-se numa ou em várias sessões.

PÚBLICO
Preferencialmente Mães e Bebés em licença de parentalidade, a partir do 1º mês até ao ano.
Número limite de participantes: 10 pares de mãe/pai & bebé. Inscrições Obrigatórias.
Poderão ser incluídos excepcionalmente outros membros da família. Deverá colocar essa informação na sua inscrição e aguardar a confirmação.

RAZÕES PARA PARTICIPAR
As vantagens são inúmeras, começando por valorizar o papel do património material e imaterial deste museu como terapia por si só. Sair de casa, conviver, partilhar experiências e fazer um programa amigo de bebés num ambiente seguro, confortável e exclusivamente dedicado a este público é inovador! Aqui, poderá aprender a importância do toque e da massagem do bebé, melhorar a sua postura e forma física e aprender a descontrair física e psicologicamente. Tudo isto em espaços visualmente agradáveis, curiosos e desafiantes e, com profissionais experientes e apaixonados.
Espaço muito acessível através de transportes públicos ou viatura própria. Facilidades de estacionamento.

MUSEUS ADERENTES
- MUSEU DE LISBOA | Palácio Pimenta – Campo Grande 245,1700-091 Lisboa | 29 Setembro, 20 Outubro, 17 Novembro e 15 Dezembro 2021

AGENDA
29 Setembro: 10:30 – 12:45 | Relaxamento e Meditação no Museu de Lisboa
20 Outubro:   10:30 – 12:45 | Massagem e Desenvolvimento do Bebé no Museu de Lisboa
17 Novembro:10:30 – 12:45 | Postura e Forma Física no Museu de Lisboa
15 Dezembro:10:30 – 12:45 |  Fisioterapia Respiratória Infantil

+ INFO
Email: info@gracalucenaphysio.pt

PREÇO
5€ no Museu de Lisboa.

PÓS-PARTO NO MUSEU DE LISBOA |29 Setembro, 20 Outubro, 17 Novembro e 15 Dezembro de 2021


Lisboa revela-se!
Ocorrerá no Palácio Pimenta e seus jardins de Setembro a Dezembro.

PROGRAMA
Periodicidade mensal, à 4ª feira de manhã. Poderá estender a sua visita aos jardins, para além do horário definido, beber um café ou almoçar no quiosque/cafetaria do jardim.

1ª SESSÃO l 29 Setembro 2021 – 10:30 às 12:45
Relaxamento e Meditação
Nesta sessão irá aprender a ter percepção do seu corpo, e como pode aliviar zonas de tensão muscular. Os sons e as cores da natureza são o mote para o relaxamento de toda a família.
Tendo a exposição das Hortas de Lisboa, como referência, explorar-se-á a sua importância para o crescimento da cidade de Lisboa ao longo dos últimos séculos e a mudança nos propósitos. O cultivar para subsistência está a transformar-se numa prática de lazer e terapêutica, e as cidade reconvertem espaços em áreas rurais – quem sabe, na varanda ou no terraço lá de casa - como podem ver-se nos exemplos da exposição. De pequenino se torce o pepino e se transmitem valores ambientais e de sustentabilidade.

2ª SESSÃO l 20 Outubro 2021 – 10:30 às 12:45
Postura e Forma Física.
Num passeio descontraído, onde os bebés se sentirão embalados e confortados, propomos a descoberta de algumas histórias que se escondem nos jardins do Museu de Lisboa. Durante a visita são partilhadas estratégias para evitar as dores nas costas, e promover uma postura adequada no transporte do bebé. A aprendizagem de exercícios simples ajudará a reforçar os músculos que dão suporte à coluna e ao períneo (e evitar a incontinência urinária), facilitando o dia-a-dia com o bebé e a retoma segura às actividades desportivas e profissionais.

3ª SESSÃO | 17 Novembro 2021 - 10:30 às 12:45
Massagem e Desenvolvimento do bebé

Construir laços afetivos entre a mãe (ou o pai) e o bebé através do toque e do contacto visual,  aprender a aliviar cólicas e a melhorar a respiração,  serão algumas das propostas desta sessão que promete, ainda, muitas descobertas na visita à emblemática maqueta de Lisboa anterior ao terramoto de 1755.

4ª SESSÃO l 15 Dezembro 2021 – 10:30 às 12:45
Fisioterapia Respiratória Infantil

Na nova exposição de longa duração do museu - "A viagem ao Interior da Cidade" a descoberta do Hospital Real de Todos os Santos inaugurado há mais de quinhentos anos no Rossio é o mote para o diálogo sobre as práticas e cuidados de saúde no passado e no presente.
Os confinamentos e as máscaras terão contribuído para reduzir os  contágios dos vírus responsáveis pela gripe e pela bronquiolite (VSR) - principal causa de internamento infantil em Portugal antes do COVID-19. Como consequência, os especialista alertam para a diminuição das defesas imunitárias das crianças a estes vírus no próximo inverno. O esclarecimento e o ensino de práticas simples aos pais poderão evitar infeções ou reduzir a sua gravidade, a toma de antibióticos, e
 o impacto que estas doenças têm sobre a vida familiar e profissional/escolar. 

MATERIAL NECESSÁRIO
Máscara de proteção.
Toalha de praia ou equivalente.
Fralda de pano.
Calçado e roupa confortáveis para ambos - aconselhado o uso de calças pela mãe.
Meias confortáveis para a mãe usar nas sessões de interior.
Na sessão de Massagem e Desenvolvimento o bebé deverá ter roupa que facilite o despir e o vestir. 

INSCRIÇÕES
Limite de 10 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição.
Reserva obrigatória através do preenchimento do Formulário de Inscrição.
As sessões funcionam autonomamente. Poderá inscrever-se numa ou em várias sessões.
As restantes inscrições serão colocadas em lista de espera e a sua participação condicionada a desistências ou à realização de evento extra.

+ INFO
Email: servicoeducativo@museudelisboa.ptinfo@gracalucenaphysio.pt
T: 217 513 256 | TM: 934 140 691

PREÇO
5€ por participante adulto (venda no Museu de Lisboa).