RECUPERAR DO PARTO
EM AMBIENTE CULTURAL
E INFORMAL

PROGRAMA PÓS-PARTO NO MUSEU®

sinopse
Programa 
que associa a recuperação do parto a uma experiência cultural e interactiva exclusiva para mães e bebés em licença de paternidade. As sessões (com dinâmicas próprias) são em grupo e decorrem em ambiente confortável e descontraído. Englobam momentos de revelação do património e de histórias que o museu encerra e alguns exercícios e recomendações adequados à recuperação da mãe, cuidados com o bebé e família em geral (sem esquecer o pai) orientadas por uma fisioterapeuta.
Decorrerá durante a semana e cada sessão terá a duração de aproximadamente 2 horas.
Desenhado por ©Graça Lucena Physiotherapy, foi desenvolvido em colaboração com os serviços educativos dos museus aderentes.

O Programa PÓS-PARTO NO MUSEU® foi lançado a 6 de Fevereiro de 2019, com o apoio do Museu de Lisboa, com a designação de Pós-Parto no Museu® de Lisboa - "Lisboa revela-se".
No dia 16 de Março de 2022 nasceu o Pós-Parto no Museu® Nacional do Traje - "Vestir afetos", estando previsto o início da primeira temporada para Novembro de 2022.
De momento (Setembro a Dezembro de 2022) está a decorrer a 7ª temporada do Programa Pós-Parto no Museu® de Lisboa.




PÚBLICO
Preferencialmente Mães e Bebés em licença de parentalidade, a partir do 1º mês até aos 6 meses (à data de início do Programa).
Número limite de participantes: 10 famílias. Inscrições Obrigatórias.
Poderão ser incluídos excepcionalmente outros membros da família. Deverá colocar essa informação na sua inscrição e aguardar a confirmação.


RAZÕES PARA PARTICIPAR
As vantagens são inúmeras, começando por valorizar o papel do património material e imaterial deste museu como terapia por si só. Sair de casa, conviver, partilhar experiências e fazer um programa amigo de bebés num ambiente seguro, confortável e exclusivamente dedicado a este público é inovador! Aqui, poderá aprender a importância do toque e da massagem do bebé, melhorar a sua postura e forma física e aprender a descontrair física e psicologicamente. Tudo isto em espaços visualmente agradáveis, curiosos e desafiantes e, com profissionais experientes e apaixonados.
Tanto o Palácio Pimenta (Museu de Lisboa) como o Museu Nacional do Traje são locais muito acessíveis através de transportes públicos ou por viatura própria, e sem turismo massificado.

MUSEUS ADERENTES

MUSEU DE LISBOA | Palácio Pimenta – Campo Grande 245,1700-091 Lisboa 


MUSEU NACIONAL DO TRAJE | Largo Júlio Castilho, 1600-483 Lisboa

INSCRIÇÕES 2022
Limite de 10 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição.
As restantes inscrições serão colocadas em lista de espera e a sua participação condicionada a desistências ou à realização de evento extra.
As sessões funcionam autonomamente. Poderá inscrever-se numa ou em várias sessões.
Reserva obrigatória através do preenchimento do Formulário de inscrição.
 

LISBOA REVELA-SE - Pós-Parto no Museu® de Lisboa
Temporada Outono (7ª edição) |
21 Setembro a 7 Dezembro -  Formulário de inscrição


VESTIR AFETOS - Pós-Parto no Museu Nacional do Traje
Temporada Primavera |
27 Abril a 6 Julho - Formulário de inscrição

AGENDA 2022 - Lisboa revela-se

Temporada Outono (7ª edição)
21 Setembro: 10:30 – 12:45 | Relaxamento e Meditação
26  Outubro:  10:30 – 12:45 | Massagem e Desenvolvimento do Bebé
9 Novembro:  10:30 – 12:45 | Fisioterapia Respiratória Infantil
7 Dezembro:  10:30 – 12:45 | Postura e Forma Física

AGENDA 2022 - vestir afectos
Temporada Primavera (1a edição)
27 Abril:  10:30 – 12:45 | Exercício e Forma Física
4 Maio:  10:30 – 12:45 | Postura e comunicação corporal
1 Junho:10:30 – 12:45 | Massagem e desenvolvimento do Bebé
6 Julho: 10:30 – 12:45 | Relaxamento e Meditação

Temporada Outono (2 a edição) - Início previsto para Novembro

+ INFO
Graça Lucena Physiotherapy: Email: info@gracalucenaphysio.pt | TM/WhatsApp: (+351) 934140691
Museu de Lisboa: Email: servicoeducativo@museudelisboa.pt | T: 217 513 256 
Museu Nacional do Traje: Email: servicoeducativo@mntraje.dgpc.pt |T: 217 543 928

PÓS-PARTO NO MUSEU DE LISBOA | 30 Março, 20 Abril, 25 Maio, 22 Junho, 21 Setembro, 26 Outubro, 9 Novembro, 7 de Dezembro de 2022


Lisboa revela-se!
Ocorrerá no Palácio Pimenta e seus jardins até Dezembro 2022.

Periodicidade mensal, à 4ª feira de manhã. Poderá estender a sua visita aos jardins, para além do horário definido, beber um café ou almoçar no quiosque/cafetaria do jardim.

PROGRAMA PRIMAVERA
1ª SESSÃO l 30 Março 2022 – 10:30 às 12:45
Fisioterapia Respiratória Infantil - Cuidados Respiratórios Infantis
Na nova exposição de longa duração do museu - "A viagem ao Interior da Cidade" a descoberta do Hospital Real de Todos os Santos inaugurado há mais de quinhentos anos no Rossio é o mote para o diálogo sobre as práticas e cuidados de saúde no passado e no presente.
Os confinamentos e as máscaras terão contribuído para reduzir os  contágios dos vírus responsáveis pela gripe e pela bronquiolite (VSR) - principal causa de internamento infantil em Portugal antes desta pandemia. Como consequência, os especialista alertam para a diminuição das defesas imunitárias das crianças e a uma propensão a infeções por este este vírus durante o Inverno e a Primavera. O esclarecimento e o ensino de práticas simples aos pais poderão evitar infeções ou reduzir a sua gravidade, a toma de antibióticos, e o impacto que estas doenças têm sobre a vida familiar e profissional/escolar.

2ª SESSÃO l 20 Abril 2022 – 10:30 às 12:45
Postura e Forma Física.
Num passeio descontraído, onde os bebés se sentirão embalados e confortados, propomos a descoberta de algumas histórias que se escondem nos jardins do Museu de Lisboa. Durante a visita são partilhadas estratégias para evitar as dores nas costas, e promover uma postura adequada no transporte do bebé. A aprendizagem de exercícios simples ajudará a reforçar os músculos que dão suporte à coluna e ao períneo (e evitar a incontinência urinária), facilitando o dia-a-dia com o bebé e a retoma segura às actividades desportivas e profissionais.

Desafio #1 - AVENTURA NO PARQUE DAS CONCHAS (actividade extra) | Data a anunciar


AUTONOMIA E EXERCÍCIO
Sair sozinha com o bebé é uma grande AVENTURA e, como tal, requer PREPARAÇÃO E TREINO que começa em casa. A caminhada irá permitir-lhe pôr em prática algumas das orientações da sessão anterior, sobretudo: consciência postural, fortalecimento global e adaptação ao esforço. Em espaço aberto o sentimento de segurança é maior, as conversas são mais espontâneas. E, há que aproveitar  este sol fora de tempo e o ar puro, para reforçar a imunidade de mamãs e bebés.

3ª SESSÃO | 25 Maio de 2022 - 10:30 às 12:45
Massagem e Desenvolvimento do bebé
Construir laços afetivos entre a mãe (ou o pai) e o bebé através do toque e do contacto visual,  aprender a aliviar cólicas e a melhorar a respiração,  serão algumas das propostas desta sessão que promete, ainda, muitas descobertas na visita à emblemática maqueta de Lisboa anterior ao terramoto de 1755.

4ª SESSÃO l 22 Junho 2022 – 10:30 às 12:45
Relaxamento e Meditação
Nesta sessão irá aprender a ter percepção do seu corpo, e como pode aliviar zonas de tensão muscular. Os sons e as cores da natureza são o mote para o relaxamento de toda a família.
Tendo a exposição das Hortas de Lisboa, como referência, explorar-se-á a sua importância para o crescimento da cidade de Lisboa ao longo dos últimos séculos e a mudança nos propósitos. O cultivar para subsistência está a transformar-se numa prática de lazer e terapêutica, e as cidade reconvertem espaços em áreas rurais – quem sabe, na varanda ou no terraço lá de casa - como podem ver-se nos exemplos da exposição. De pequenino se torce o pepino e se transmitem valores ambientais e de sustentabilidade.

material necessário 
Máscara de proteção.
Toalha de praia ou equivalente.
Fralda de pano.
Calçado e roupa confortáveis para ambos - aconselhado para a mãe o uso de calças.
Meias confortáveis para a mãe usar nas sessões de interior.
Na sessão de Massagem e Desenvolvimento, o bebé deverá ter roupa que facilite o despir e o vestir e, trazer óleo ou creme de massagem se o bebé tiver pele atópica ou menos de 3 meses.

INSCRIÇÕES
Limite de 10 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição.
Reserva obrigatória através do preenchimento do Formulário de Inscrição.
As sessões funcionam autonomamente. Poderá inscrever-se numa ou em várias sessões.
As restantes inscrições serão colocadas em lista de espera e a sua participação condicionada a desistências ou à realização de evento extra.

+ INFO
Email: servicoeducativo@museudelisboa.ptinfo@gracalucenaphysio.pt
T: 217 513 256 | TM: 934 140 691

PREÇO
5€ por participante adulto (venda no Museu de Lisboa).

PÓS-PARTO NO MUSEU NACIONAL DO TRAJE | 16 Março, 27 Abril, 04 Maio, 01 Junho, 6 Julho de 2022

SESSÃO PILOTO l 16 Março 2022 – 10:15 às 12:45
Exercício e Forma Física
Na exposição permanente do Museu Nacional do Traje iremos descobrir acessórios de traje curiosos, que revelam as preocupações com uma concepção de beleza feminina, própria dos séc. XVIII e XIX. Uma caminhada guiada pelos jardins levar-nos-á à descoberta de cheiros de plantas exóticas, do chilrear dos pássaros e de recantos de um jardim histórico.  O passeio, será uma oportunidade para descontrair, conviver e aprender algumas dicas para reforçar os músculos do tronco e das pernas.
Já numa das salas do Palácio, treinaremos um conjunto de exercícios básicos que facilitarão as rotinas com os bebés e a retoma à actividade física e profissional.

1ª SESSÃO l27 Abril 2022 – 10:30 às 12:45
Postura e comunicação corporal
Voltaremos à exposição para explorar como o traje feminino e infantil evoluiu ao longo dos tempos, e nas várias classes. Seremos seduzidas pelas suas cores, formas e bordados e pelo engenho das estruturas que armavam os vestidos da época. Alongamentos e o treino, para melhorar a consciência de partes do nosso corpo, vão aliviar o peso que sentimos nos ombros e na zona lombar, ajudar-nos a manter uma postura mais correcta e a comunicar com mais confiança.

2ª SESSÃO l 04 Maio 2022 – 10:30 às 12:45
Exercício e Forma Física
A recém inaugurada exposição temporária, dará o mote à proposta cultural. A aprendizagem de exercícios simples ajudará a reforçar os músculos que dão suporte à coluna e ao períneo (e evitar a incontinência urinária), facilitando o dia-a-dia com o bebé e a retoma segura às actividades desportivas e profissionais.

3ª SESSÃO l  01 Junho 2022 – 10:30 às 12:45
Massagem e desenvolvimento do bebé
Construir laços afetivos entre a mãe, o pai e o bebé, através do toque e do contacto visual,  aprender a aliviar cólicas e a melhorar a respiração, são algumas das propostas desta sessão terapêutica.  No Jardim histórico a nossa imaginação vai ser convidada a recriar vivências da maternidade e da família. 

4ª SESSÃO l  06 Julho 2022 – 10:30 às 12:45
Relaxamento e meditação
A natureza exuberante do Parque botânico Monteiro-Mor vai convidar a um passeio entre flores e perfumes. Pais e filhos, todos vão despertar os seus sentidos face à diversidade de estímulos deste jardim secreto. O passeio terminará com uma sessão orientada para a percepção do seu corpo, e como pode aliviar zonas de tensão muscular. 

INSCRIÇÕES
Limite de 10 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição.
Reserva obrigatória através do preenchimento do Formulário de Inscrição.

+ INFO
Email: servicoeducativo@mntraje.dgpc.ptinfo@gracalucenaphysio.pt
T: 217 543 928 | TM/ WhatsApp: (+351) 934 140 691

PREÇO
Gratuito